O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Ransom Riggs
















SINOPSE: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo – por mais impossível que pareça – ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.

Peculiar em todos os sentidos! 

O personagem principal do livro é Jacob, um garoto comum, previsível, com apenas um amigo e que tem 16 anos. 

Jacob passou a infância ouvindo de seu avô, incríveis histórias de quando ele era criança, quando vivia em um orfanato para crianças “peculiares” durante a Segunda Guerra Mundial. Sempre que seu avô lhe contava as histórias, mostrava várias fotografias antigas, como: uma garota que flutuava, um garoto invisível, um rapaz que tinha abelhas vivendo em seu interior, entre outros. 



Mas quando seu avô é assassinado em circunstâncias misterioras, Jacob se vê em uma busca pela verdade, haja vista que, antes de morrer, as últimas palavras de seu avô o deixaram bastante confuso. Assim, em meio à cartas e fotografias, o garoto recolhe pistas suficientes para embarcar em uma viagem até uma ilha distante do continente, lugar onde supostamente está o orfanato em que seu avô viveu na infância. 




E, lá, Jacob irá se descobrir em uma aventura extraordinária, que nem em seus sonhos mais bizarros poderia imaginar. Jacob descobrirá a verdade. 

O livro traz uma demanda bastante favorável para o leitor Jovem Adulto (Young Adult), haja vista que, encontra-se uma narrativa dinâmica, sempre com um mistério no ar e que você não consegue mais largar. E ainda tem o trunfo: o livro é recheado de fotos antigas e anônimas, algumas extremamente surrealistas e bizarras, o que o deixa muito interessante, dando um ar sombrio e fantástico (ao mesmo tempo realista) à história. 



Os personagens são bem construídos, você consegue sentir a personalidade de cada um e, por mais que eles estejam no orfanato pelo mesmo motivo (são peculiares), são extremamente diferentes! 

Os pontos fracos são poucos. Às vezes, a narrativa fica um pouco cansativa, principalmente quando Jacob chega à ilha, onde a história fica extremamente descritiva. Ou então quando o autor acaba “forçando” um pouco a história, na tentativa de encaixar as fotos, mas nada insuportável de se ler. 

Mas, claro, isso são apenas detalhes e no geral, o livro é muito bom! Já adquiri minha sequência, que não foi traduzida ainda, o que é uma pena. 

Embarque nessa com Jacob, Emma, Srta. Peregrine e com todas as crianças peculiares para uma história muito interessante, incomum e, acima de tudo, peculiar. 




1 comentários:

  1. Tenho grande curiosidade de ler esse livro, tanto que ele está nos meus desejados a um tempão. Não sabia que o livro era ilustrado com essas fotos, mas gostei bastante,
    beijo,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir