Dicas de como organizar seu tempo para ler











Todo mundo que me conhece e acompanha o blog já deve estar cansado de saber que eu leio muito, e ás vezes, rápido demais. Quando o livro me prende, não consigo mais largá-lo. Alguns até duvido que eu leio todos os livros que tenho e se questionam como arranjo tempo para lê-los, já que minha rotina não é nada a favor. 

Não sei se vocês sabem, mas curso Odontologia e por ser integral, meu tempo na semana se resume à faculdade. Mas quem disse que eu não posso encaixar minhas leituras nessa rotina tão apertada? Separei algumas dicas que uso no dia-a-dia para dar uma fugida da realidade e encarar este mundo tão maravilhoso, que é o mundo literário.






Muitas pessoas usam agendas para ter uma noção do tempo livre que tem, mas tem gente que não tem tempo nem para anotar! Então, eu recomendo pelo menos durante uma semana você anotar tudo que faz normalmente em uma agenda

A dica é anotar com uma caneta preta tudo que é rotina, como por exemplo, o horário de trabalho, faculdade, academia ou qualquer outra atividade que tem horário marcado e você deve comparecer. E com uma caneta de outra cor tudo que você fez, mas não é comum, foi só durante aquela semana ou durante um período.





Depois que estiver com as folhas ou a agenda preenchida, veja os horários que ficaram livres e os que a caneta não é preta, são nestes que você poderá criar sua rotina de leitura. Lembre-se também do tempo livre na hora do almoço do seu trabalho/faculdade/escola/etc e se você utiliza algum transporte público, aproveite o tempo no ônibus comum/fretado, metrô e trem para ler.

Daí é só escolher o horário, pode ser uma hora antes de dormir, ou na hora do almoço, ou entre o trabalho e a faculdade, ou então no horário daquela novela que você nem está gostando, ou então no fim de semana, você decide!

Após escolher e só ter em mente que aquele horário é dedicado a aprofundar seu conhecimento ou te entreter!  Se mantiver uma agenda, escreva com a caneta preta o horário para a leitura.





Principalmente, no começo, mantenha uma rotina e leia sempre. Alguns livros sobre produtividade dizem que após 21 dias uma atividade se torna um hábito, então se você dedicar 30 minutos para ler um livro, depois de um tempo fará isso sem perceber. É aquela coisa da gente acordar, ir ao banheiro, escovar os dentes e depois cair a ficha que você acordou e já fez tudo isso, entende? Você liga o automático.





Quer se manter empolgado(a)? Tenha metas e objetivos!  Eles te desafiam a conseguir atingi-los e isso motiva.  Então, escreva os seus.

Objetivos devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais, por exemplo, ler 15 livros durante o ano de 2014.


As metas são o que faremos para atingir o objetivo, no exemplo, uma meta seria: ler um livro por mês. 




Uma coisa que ajuda muito, principalmente quando você estipula metas e objetivos (ler um livro por semana, ler 24 livros num ano, etc) é você saber quanto tempo leva para ler um livro. Cada livro tem seu ritmo, ao começar uma leitura preste atenção em quanto tempo demora a ler a página, eu normalmente faço com um volume de páginas, como por exemplo, levo 1 hora para ler 40 páginas. A partir daí você terá uma noção de quanto tempo precisará para ler um livro.  Isso me ajuda muito.




1 - Geralmente pessoas extremamente ocupadas precisam viajar de avião em nossos suntuosos e confortáveis aeroportos. São tão extremamente ocupadas que nunca há tomadas suficientes para seus notebooks com as baterias arriadas. Nessa hora meus amigos, não há muito o que fazer, e seria menos estressante se vocês já pisassem nesse espaço públicos prontos para a leitura, enquanto seus voos atrasam pela enésima vez. Aliás, vá mesmo preparado, comprar o livro em aeroporto não é uma boa lição de economia.


2 - Pessoas extremamente ocupadas são assim por que trabalham muito. E se ler fizesse parte deste trabalho? Os benefícios da leituras são conhecidos e muitos, e certamente pessoas bem sucedidas possuem muitos livros em seu currículo. Portanto não perca tempo, encare a leitura (independente de gênero) como uma extensão de seu aperfeiçoamento no trabalho, e dedique a ela de 30 a 60 minutos diários. Uma mente exercitada pode gerar ótimos frutos.

3 - Procure em jornais, sites e revistas onde possa encontrar entrevistas com pessoas extremamente ocupadas e de sucesso. Quase sempre será possível encontrar o livro predileto de cada uma delas, que são ou foram tão ou mais ocupadas que vocês. E isso não as impediu de ler. Faça como elas, e encontre o seu tempo para leitura.



Mas lembre-se, isso são apenas dicas! Você não é obrigado a segui-las. Mas espero que tenha ajudado e que vocês consigam administrar este tempo tão precioso para dar aquela lida diária.

Não esqueçam de curtir e compartilhar! Isso nos ajuda bastante. =)))



2 comentários:

  1. Oi Fe! Que bacana o post de hoje, adorei!
    É cada vez mais difícil conseguir encaixar a leitura nessa rotina corrida da gente...
    Mas se organizando a gente sempre encontra um jeito, né? rs

    Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante desse post, muita gente sente dificuldade em organizar o tempo e conseguir um tempinho para ler, né? Por enquanto eu apenas sou estudante do ensino médio, então é tudo mais folgado para mim, posso ler a tarde toda se quiser, mas tenho uma pequena rotina, não marco as minhas coisas em uma agenda, acredito que seria um desastre, não sou acostumada com isso, mas é uma coisa bem importante para ser organizado, né? kkkk Enfim, gostei bastante do post mesmo, ótimas dicas :3

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir