Cartas do Pai Natal - J.R.R. Tolkien











Olá, leitores! ~HO HO HO~ em clima de Natal venho trazer a indicação de um livro muito bom e creio que todos se esforçarão para ler - principalmente - por causa do escritor: J.R.R. Tolkien 

Cartas do Pai Natal (Letters from Father Christmas, no título original) é uma coletânea de cartas escritas para os filhos de Tolkien: John, Christopher, Michael e Priscilla. Em toda Noite de Natal, eles recebiam, além de presentes do Pai Nicolau Natal, cartas que descreviam a morada do velho - a Casa das Escarpas - no Pólo Norte, contando suas aventuras e todo seu trabalho para que o Natal acontecesse da forma melhor possível. 


Com a ajuda do atrapalhado Urso Polar, o Pai Natal recebia as cartas das crianças ao longo dos anos e as respondia agradecendo por lembrarem de escrevê-lo contando suas histórias e pedindo presentes. Muitas das vezes, o Urso foi responsável por atrasar um pouco os preparativos para o Natal - encharcando os embrulhos, dormindo além do que deveria, ficando pendurado na árvore de Natal - mas nas cartas o próprio Pai Natal admitia que ele era o seu melhor assistente. 

Além do Urso Polar, outros personagens participam ativamente no trabalho do Pai Natal. Paksu e Valkotukka, sobrinhos do Urso Polar, que depois de uma visita decidiram ficar e nunca mais voltaram para casa, e o Elfo Ilbereth, que se torna secretário do Pai Natal e escreve algumas partes das cartas. 

Durante o livro, outros personagens típicos natalinos são incorporados pela escrita de Tolkien. Duendes, Gnomos Vermelhos, Ursos Polares e Bonecos de Neve ganham vida e são parte importante para a construção de toda a temática dessa data comemorativa. 


Usando da mitologia característica de seus livros mais conhecidos (O Senhor dos Anéis, O Hobbit), Tolkien chega a descrever uma guerra da turma do Pai Natal com os Duendes, que fizeram túneis para terem acesso aos presentes guardados na casa do velho. Inclusive são mostradas em algumas partes as runas e as letras do alfabeto élfico. 

Sem uma narrativa muito rica em construção, Tolkien decide mostrar algo mais íntimo e sentimental, incorporando bem o papel do velho Papai Noel e enriquecendo o imaginário dos leitores com ilustrações feitas por ele. Ótimo livro para quem gosta dessa época do ano - gostaria mais se aqui nevasse - e para apreciadores de obras mais voltadas para o público infantil.



9 comentários:

  1. Oii Tudo bom?
    Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita do Tolkien, mas pretendo sim conhecer algum dia. Não fazia ideia que ele tinha escrito coisas de natal shaushasu achei bacana
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel! Espero que tenha gostado da resenha e procure conhecer as obras do Tolkien, um ótimo escritor. Abraço! =)

      Excluir
  2. Nhaw, que fofura <3 Tolkien é puro amor. Feliz natal!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu estava ansiosa em ler uma resenha sobre este livro... E achei a história bem "particular", gostei. Um já li um livro que ele também fez para os filhos, Sr. Bliss, já ouviu falar? É bem legal também!

    Beijo
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Milena! Espero que tenha gostado da resenha. Eu nunca ouvi falar sobre esse livro, mas agradeço pela indicação. Pode deixar que vou pesquisar - e quem sabe - futuramente tenha uma resenha dele aqui! Beijo. ;)

      Excluir
  4. Ola Adriano. Grata surpresa os seus comentários. Gostei muito da sua resenha bem esclarecedora. Feliz 2015

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Bom, eu não li nada desse autor ainda, acredita? Mas quero e lerei, vou marcar esse livro na lista de desejados e tentarei ler ele no Natal do ano que vem, porque quero ler na época certa u.u kkkkk Esse livro parece ser tão linda, adorei as ilustrações, elas sempre dão um ar mais bacana ao livro e sempre me ganham :3 Quanto a história do livro, ela parece ser muito interessante, acho que eu vou gostar dela. Enfim, adorei a sua resenha o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Adriano, eu não conhecia esse livro do rei J.R.R. Tolkien, parece ser ótimo, adorei as ilustrações e a resenha.
    Abraços.
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, como vai?
    Bom, não sou do público infantil, mas gostei muito da premissa desse livro. Além do mais, as ilustrações são lindas e super fofas *-*
    Já li O Hobbit do Tolkien e com a sua resenha fiquei com muita vontade de ler o Cartas do Pai Natal :)
    Beijo, estou seguindo~
    Choque Literário

    ResponderExcluir