Mentirosos - E. Lockhart











UMA DAS MELHORES LEITURAS DO ANO!

Mentirosos traz a história da família Sinclair, onde ninguém é criminoso, ninguém é viciado e ninguém é um fracasso. Os Sinclair são atléticos, altos e lindos. São democratas tradicionais e ricos. Possuem sorriso largo, queixo quadrado e sacam forte no tênis. Vivem, pelo menos durante o verão, em uma ilha particular perto da costa de Massachussetts. Talvez isso seja tudo o que você precisa saber a respeito deles. 

A história principal se gira em torno de Cadence, seus primos Johnny e Mirren, e Gat, um amigo da família, os próprios “Mentirosos”. Todos os verões eles se reúnem em uma ilha particular que pertence a família Sinclair. Aparentemente, eles são perfeitos. 








"Mirren. Ela é açúcar. Ela é curiosidade e chuva. (...) 
Johnny. Ele é estalo. Ele é iniciativa e sarcasmo. (...) 
Gat. Ele é contemplação e entusiasmo. Ambição e café forte." 

Todos foram criados dessa forma e, com o tempo, Gat também passou a enxergar como funcionava o lema dentro dos Sinclair. Mesmo com tudo isso, nada prejudicou a amizade deles. Não importava se eles só se vissem no verão quando estavam na ilha, eles sabiam aproveitar os períodos na Ilha de Beechwood. 


No verão dos quinze, um acontecimento mudou completamente o destino de todos naquela ilha. E os Mentirosos só voltam a se encontrar no verão dos dezessete, quando Cadence, que sofreu um acidente na ilha que lhe causou um traumatismo crânioencefálico, tenta lembrar o que aconteceu no verão dos quinze. 

A narrativa é pela visão de Cadence e por isso, conseguimos entrar na confusão que é a mente dela. Além de não lembrar nada que aconteceu, Cadence sofre com fortes dores, por consequência do trauma. 


O que posso dizer, é que o final foi completamente INESPERADO por mim. Fiquei horas tentando assimilar tudo o que se passou naquela ilha e mesmo assim não cheguei à uma conclusão. 

Falar deste livro não é fácil. Dou cinco estrelas de olhos fechados. A escrita da autora é inexplicável, de tão boa que é. Lockhart construiu um texto envolvente, com complexidades bem desenvolvidas e marcantes. Você se sente na história! Por fim, você que está com um pé atrás para lê-lo, corre na Livraria mais próxima e adquira seu exemplar. 


6 comentários:

  1. Geeeente, fiquei curiosa :OOO
    Quem sabe que compro hoje na Bienal, né rs
    beijo <3
    www.perdidanautopia.com

    ResponderExcluir
  2. Ai que mara!!!! Com toda certeza está indo para a minha listinha do skoob, não tinha dado muita importância ao livro mas agora vi que ele é o máximo!!!
    http://nixeartisan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anna! Tudo bom??

      Nossa, leia logo. É TÃO BOM.

      Beijos!

      Excluir