POR QUE INDIANA, JOÃO? - DANILO LEONARDI











Oi, leitores! Beleza? Mais uma resenha para vocês! Comprei esse livro na Bienal e foi o primeiro das férias. Conheci o livro pela popularidade do autor Danilo Leonardi, criador de uma das melhores páginas literárias do Brasil: Cabine Literária. Sendo bem realista, quando soube que o tema abordado era Bullying, me questionei sobre a história. “O que poderia ter de novo sobre este assunto?”. Me perguntei isso antes mesmo de comprar o livro. Mas acabei tendo uma grande surpresa ao final. 

João Vitor é um garoto tímido que só quer ter uma vida normal, mas que é constantemente agredido de diversas formas em sua escola. Chega a ser deprimente ler a perspectiva de um adolescente que passa por tais situações. Até os professores acham engraçado. Mas um dia, João reage às agressões e tudo muda. 

Seu amigo, Daniel, grava a reação de João e posta na internet, fazendo com que o vídeo vire febre na rede. A partir daí, João lidará com questões interessantes sobre o tema bullying. Com esses acontecimentos, vem responsabilidades. Sua popularidade vai crescer e ele vai deixando, aos poucos, de ser um alvo fácil. 

Sempre fui aquela pessoa com opinião formada sobre bullying, que se impor é preciso. Mas depois da leitura do livro, percebi que nem sempre é fácil reagir. A história aborda várias soluções como: combater o bullying na escola, em casa e em outros lugares. 



O livro traz uma mensagem de paz, apesar de mostrar um pouco de ódio (dos agressores, claro), mas traz numa história fictícia um enredo bem realista. 

Com todo o sucesso que João adquire por causa do vídeo, ele se torna uma referência para as pessoas que sofrem bullying e isso requer muita responsabilidade. Como será para ele estar do outro lado agora? 



A narrativa do livro é tão fluída que você lê o livro em algumas horas. É um livro simples, porém, com uma história surpreendente. O trabalho da Editora está incrível, desde a capa até a diagramação. Por fim, é uma ótima pedida nacional para os leitores. 



8 comentários:

  1. Oii tudo bom?
    Adoro o Danilo Leonardi, mas me decepcionei um pouco com esse livro. Achei que teve umas coisas muito "nada a ver", por exemplo, essa repercussão que o vídeo teve foi muito exagerada, nem foi aqueeela briga fodastica, tem muitas brigas mais doidas no youtube hsauhsaus Outra coisa que eu achei é que ele abordou o tema com um pouco de superficialidade, esperava mais de uma pessoa que sofreu bulliyng como ele. Não gostei do final do livro, não acredito em finais felizes em situações como essa.
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel! Tudo bom?

      Isso eu tenho de concordar, mas assim, essas coisas nem atrapalharam muito minha leitura, sabe? E sobre o bullying, acho que foi bem abordado, de verdade. Eu gostei do final, não esperava! De verdade. Mas cada um tem uma opinião diferente desse livro. Ele é 8 ou 80. Hahaha. Gostei de saber sua opinião =D

      Abraço! =D

      Excluir
  2. Oi, tudo bom?
    Eu sempre fui da opinião de que bullyng depende da maneira como a vítima recebe as agressões. Ou seja, se ela consegue relevar, tudo bem. Mas se ela é fraca pra isso, aí nasce o problema. Obviamente a culpa não é da vítima, não é isso que quero dizer.
    Nunca li um livro sobre o assunto, sempre achei que nada poderia ser interessante, acho que a maioria se resume mais em autoajuda mesmo, mas fica ai uma boa dica =) parabéns pela resenha! Abraço!
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aliscia! Tudo bom?

      Eu concordo com isso que falaste, tem pessoas que conseguem aguentar e continuar a vida como se aquilo não fizesse diferença. Mas a partir do momento que isso muda, aí sim temos um problema.

      Lê esse! É super diferente e não é autoajuda. Obrigado e um grande abraço!

      Excluir
  3. Oiii, Fernando. Esse livro anda bem popular na internet. E o nome me intrigou um pouco. Estou curiosa. Gosto de livros que tratam de temas como bullying. Vou tentar comprar. Adorei o post. Beijooos
    Blog
    YouTube 
    Facebook 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patriny! Tudo bom?
      Indico demais, de verdade. Leia! E depois me conta o que achou =)

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Fernando! Beleza?

    Cara, ainda não tenho este livro, porém, gostei demais da resenha e pretendo adquiri-lo em breve!

    Forte abraço, cara!
    http://irmaoslivreiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel! Beleza e contigo?

      Obrigado pelo elogio! E sim, leia. Vale muito a pena =)

      Abração!

      Excluir