Os Elefantes Não Esquecem - Agatha Christie










Já ouvi dizer que os elefantes não se esquecem de nada pela vida toda...
Sabe aquela pessoa que nunca leu Agatha Christie e sempre foi julgada por isso? Este sou eu. Mas certo dia resolvi mudar e peguei “Os Elefantes Não Esquecem”. Vamos a resenha? 

Os Elefantes Não Esquecem é mais um livro, de vários, desvendado pelo famoso detetive Hercule Poirot, que todos dizem ter um ótimo tato para especulações. 



O livro trará a história de Ariadne Oliver, uma escritora bem sucedida, porém, bem recatada quando questionada, como em entrevistas ou com fãs. Ariadne se vê curiosa em resolver um caso policial abandonado e dado como finalizado por falta de provas, mas que pode estar relacionado a ela de alguma forma. 



Com a ajuda de Poirot, os dois começam a investigar tal caso. Ela recorre à fontes interessantes, pessoas que ela julga serem Elefantes: por terem uma memória muito boa. Pessoas que viveram perto ou que tiveram qualquer contato com as vítimas do caso. Claramente, as notícias são distorcidas de um para o outro, o que dá bastante trabalho à escritora, fazendo-a ir atrás de mais e mais fontes. 

Juntando os pensamentos de Poirot e da Sra. Oliver, os dois conseguem, com maestria, eliminar o que pode não ser verídico e se concentrar nos detalhes de mais importância. 



O que eu achei bem interessante, foi que com apenas 160 páginas, os personagens foram bem desenvolvidos. A Sra. Oliver sempre nos faz rir com suas piadas sem graça. E sabe aquele ar de mistério que faz você querer logo saber o final? É isso que me faz gostar tanto de thrillers. 



Ao final, todo esse mistério é encerrado e todos chegam a uma conclusão “surreal” (não tão surreal, explicarei no final do post). A história foi bem escrita e não encontrei erros de tradução. Não preciso nem falar da capa, de tão incrível que ela é. A diagramação é ótima e o ajuda a acabar o livro bem rápido. Foi uma leitura bem agradável, pois eu estava meio que em uma ressaca literária e Os Elefantes Não Esquecem chegou na hora certa! 

A única coisa que me incomodou bastante, foi que eu havia descoberto o final na metade do livro. Infelizmente isso aconteceu comigo. Fora isso, a leitura foi ótima. Recomendo o livro a todos!



9 comentários:

  1. Oi, Fernando.
    Também fui sempre julgada por não ter lido nada da Agatha.
    Confesso que me apaixonei pelas capas dessa nova coletânea, mas essa sua visão de primeira leitura dela me deixou bem curiosa.
    Acho que vou investir, se eu não gostar tem meu marido que com certeza vai amar.

    Beijocas,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernando
    Estamos juntos, nunca li nada dela e me julgam bastante, mas eu gosto da temática dos livros dela e pretendo ler algo em breve.
    Uma pena você ter descoberto no meio do livro quem era o assassino.
    Amei sua resenha.
    Beijos
    Www.asleiturasdamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Feeeeeeeeeeer <3

    Também nunca li Agatha e nem sofro por isso. HAUAHAUHUAHHUA Suas fotos são de matar, como faz? Me ensine tirar fotos assim, por favor!!! Adorei as capas novas dos livros, fiquei com vontade de começar a ler os livros dela só para não ficar de fora. UAHUAHUAHU Adorei a resenha!!!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Também nunca li um livro da Agatha, tentei uma vez, mas desisti por conta da edição que além de ser pocket era econômica (aquele vira vira kkkkk) Mas como esse livro te ajudou a sair da ressaca vou dar uma chance pra ele, acho sempre bom ter um livro pra tirar a gente da ressaca.
    Adorei a resenha e adorei as fotos 😍

    http://blogsonhoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernando, tudo bom?
    Tenho 3 livros da Agatha Christie na mesma edição que essa e ainda não pude lê-los, confesso que nunca li nada dele fora as frases que os "eruditos" postam na legendas das suas fotos. Adorei a resenha, e também as fotos, a estória parece ser bem interessante, no box 2 dos livros da Christie, vem esse livro e eu quero muito comprar.

    Abraço,
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu amo Agatha Christie e Poirot, por coincidência estou lendo um livro dela agora, rs. Esse em questão não li ainda, mas pretendo ler. É muito raro eu conseguir descobrir antes o final da história, percebi que não tenho tato para isso. Beijos
    Gabi, www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Assim como você sou julgada por nunca ter lido nada da Agatha Christie hahahahaha Mas pretendo muito mudar isso, já que me recomendam demais a escritora e eu tenho uma grande curiosidade pelos livros dela.
    Essas edições são lindas demais e pretendo comprar os livros nela, porque me apaixonei! Espero gostar do livro tanto quanto você gostou!
    Beijossss,

    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Fernando.
    Infelizmente, ainda faço parte da galera que nunca leu nenhum livro dela...
    Mas essa situação vai mudar.
    Estou anotando alguns livros dela pra ler e vou começar com esse graças a sua resenha.
    Ficou ótima. Espero gostar do livro tanto quanto você.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernando. Tudo bem???

    Eu não li nada dessa escritora ainda. Também sou estigmatizada por isso! kkkkk Não sabia que esse livro era tão fininho e por ser um triller fiquei louca para ler. :D Adorei a resenha.
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir