VIOLENT CASES - NEIL GAIMAN, DAVE MCKEAN



Oi, leitores! Beleza? Hoje a resenha é de uma HQ que eu sempre quis ler. Afinal, se tem Neil Gaiman no meio, eu já quero saber como é! Haha. Vamos lá?

Não tenho o costume de ler HQ, tirinhas, quadrinhos, etc, mas tenho muita vontade de começar. E resolvi iniciar por esta. E digo logo: não me arrependi. O enredo é completamente diferente de tudo que já li e eu só consegui parar assim que acabei.


É bem comum as pessoas lerem HQ`s de Heróis, mas aqui os heróis saem e as memórias do narrador entram. A HQ vai contar as lembranças de um rapaz que teve seu braço fraturado por seu pai e que fora levado ao osteopata pelo mesmo. Na consulta, ele descobre que o Dr. já tratou, por muitos anos, o Al Capone, famoso Gangster da época. O personagem vai à uma festa dias após sua consulta, porém, ele resolve se afastar da festa e explorar o hotel onde a festa estava acontecendo. Ele acaba encontrando alguém inesperado naquele local. Sem falar que ele não sabia que aquele encontro o marcaria por anos. 



A linguagem é simples e bastante direta. Neil conseguiu mesclar realidade e ficção de um modo extraordinário; festas infantis, al capone, etc. O roteiro acaba sendo genial de tão simples que é. Mesmo em poucas páginas, é impossível não se identificar e até mesmo se apegar, aos dois personagens mais influentes na história. O Médico e o narrador. A cada página, a cada desenho, a cada fala, queremos saber mais sobre eles, sobre suas memórias, sobre seus anseios. 

As ilustrações são de tirar o fôlego. O trabalho de Dave McKean nos surpreende. Ele possui um traço específico e um talento sem igual. Posso afirmar que seus desenhos só tem a acrescentar na história, de tanto que prendem nossa atenção. Ilustrações realistas, incríveis e até frustrantes. Quem já leu, pode ter percebido o mesmo, mas acredito eu, que Dave tenha se inspirado em Neil para fazer as ilustrações do personagem principal, eles se parem bastante!



Se você quer saber como termina esta história, não deixe de comprar a HQ. Eu super recomendo e posso afirmar que eu não me arrependi. Quem sabe você também não tem uma ótima experiência com ela? Mas acredito que é meio impossível não agradar à alguém. 



12 comentários:

  1. Hey Fernando !
    Me deixou com curiosidade para saber o desfecho da história. Eu comecei a ler algumas HQ mas acabei parando e entrando mais no mundo dos livros mas um dia quem sabe voltarei a ler as HQ da vida haha
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando, tudo bom?

    Assim como você, não tenho muito o hábito de ler os HQs e etc, mas sempre que tenho a oportunidade, eu leio. Não conhecia esse livro, e quando você mostrou lá no grupo do WhatsApp pensei que fosse um livro normal, não que a HQs sejam anormais, falo do tipo do livro convencional e tinha ficado até surpreso com a velocidade da leitura, já que algumas horas depois você falou que tinha terminado a leitura, agora entendo o porquê. A capa do livro é bem bonita e me chama atenção, é ótimo ler HQs quando os desenhos são realistas e bem feitos. Adorei sua resenha.


    Abraços,
    www.marcasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OOoi !!

    Eu não tenho costume de ler HQ, nem Mangás, eu gosto dos desenhos confesso, acho os traços lindos e realistas, mas não é algo que me atrai muito sabe?
    Compro pro meu irmão alguns da Marvel, inclusive essa nova coleção de capa dura que eu acho um maximo.
    Sobre o enredo, como você disse, realmente é interessante e acho muito dificil alguém não gostar dele. Não vi as ilustrações mas só a capa já está incrivel!
    Gostei bastante disso, como disse não é algo que eu goste muuuito, mas leria sim se ganhasse de presente e tals.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Sou viciada em Neil Gaiman, e quero ler tudo que esse homem escreve kkkkkk
    Também estou começando a ler HQs, e peguei as do Gaiman para iniciar. O trabalho dele com o Dave é incrível, é uma junção perfeita, como se um entendesse perfeitamente o que o outro quer dizer, aí surge esses trabalhos maravilhosos.

    Beijos, Gabi
    www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê <3 Tudo bom?
    Assim como você, não tenho o hábito de ler HQ's e derivados, mas algumas histórias, como essa, acabam chamando a minha atenção vez ou outra.
    Não só pelo fato de ter o Neil e tal, mas também porque a história parece muito boa... Não sou grande fã de histórias de super heróis, mas essa foge do convencional e parece bem bacana!
    Adorei a sua resenha e as fotos *-*
    Beijos ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  6. OI oi!
    Não sou muito fã de HQs (na verdade nunca li nenhum......), mas esse chamou minha atenção.
    Acredita que nunca li nada do Neil??? Sei que é super bem falado e tenho muita vontade de ler, vai que começo por essa HQ hahahahaha
    Beijosss!

    ResponderExcluir
  7. Olaaa Fernando,
    acredita que eu nunca li uma HQ na vida? haha pois é! Então se você não tinha lido, começou por ela e gostou, acho que muito provavelmente vou gostar também, ainda mais sendo apaixonada pelo Gaiman, como você é.
    Eu procurei um pouco sobre as ilustrações do Dave e realmente, o cara é fantástico! Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fer o/
    Eu nunca li nada do Neil Gaiman, as todo mundo fala tão bem que fico curiosa em conhecer algo dele. Bom, eu não costumo ler HQ, mas acho interessante porque amo ilustrações e pelo seu comentário as desse livro são ótimas, né? Enfim, gostei bastante da dica de leitura, se tiver oportunidade vou ler, pois fiquei curiosa.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Duas coisas que preciso ler mais: HQ's e Neil Gaiman. Eu tenho muita vontade de ler algo do autor porque vejo vários elogios sobre sua narrativa. Além disso, fiquei apaixonada pelo trabalho gráfico e as ilustrações dessa HQ.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Fer!

    Não costumo ler muitas HQ's (Turma da Mônica vale?) e nunca li nada do Neil Gaiman, pelo que me lembre. Mas tenho vontade de lê-lo. Gostei da resenha, mas a HQ não me interessou. Mas achei as ilustrações fantásticas!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Feeeer
    Amoo HQ's e acho o Neil fantástico esse livro é lindo, muito bem editado a diagramação é 10!
    Adorei vê-lo no seu blog, você tem um ótimo gosto literário, kkkkk
    Beijooos
    Miii
    http://blogmaisumlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Fernando.

    Eu realmente não sei porque parei de ler HQ's. Simplesmente migrei para os livros e fui aos poucos deixando de lado, mas lembro que eu ama ler esse tipo de história. Quem sabe eu começo a readquirir o hábito com essa. :D :D Adorei a resenha, parabéns!
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir