DICA DE LEITURA - NEIL GAIMAN



Olá, leitores! Beleza? Quem aí gosta de de Neil Gaiman? Então... Hoje a dica de leitura é sobre ele! Alguns de vocês devem conhecer esses livros, outros não. Mas enfim, separei dois livros super curtos dele para apresentar a vocês. 

NEIL GAIMAN é considerado um dos dez maiores escritores pós-modernos vivos. Tem mais de vinte livros publicados, para leitores de todas as idades, e já foi agraciado com inúmeros prêmios literários, entre eles o Shirley Jackson Award e o Locus Award de Melhor Conto por A Verdade é uma caverna nas Montanhas Negras. Nascido na Inglaterra, mora atualmente nos Estados Unidos e também é autor de O Oceano no Fim do Caminho e Faça boa arte, publicados pela Intrínseca. 

O livro "O Oceano no Fim do Caminho" li tem uns anos, mas esses dois que indicarei hoje, foram lidos este ano. São leituras rápidas, porém, bem proveitosas! A escrita de Gaiman é incrível e lhe faz querer ler outros livros do autor.










"A Verdade É uma Caverna nas Montanhas Negras - Publicada incialmente em uma coletânea de contos do autor, A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras é uma história fascinante sobre família, a busca por um tesouro e a descoberta de um novo mundo. Em uma colaboração inédita, os personagens e as paisagens de Gaiman ganham forma com um traçado sombrio e impreciso do artista Eddie Campbell, e o resultado é uma obra que passeia entre o livro ilustrado e o graphic novel, desafiando os limites entre texto e imagem em uma explosão de cor e sombra, memória e arrependimento, vingança e, principalmente, amor."









"O Discurso “Faça Boa Arte” - Façam boa arte. Esse foi um pedido sincero de ninguém menos que Neil Gaiman quando discursou para a turma de 2012 da University of the Arts na Filadélfia. Um discurso autêntico e repleto de significado – durante os 19 minutos em que falou, dois dos mais emblemáticos conselhos de Gaiman foram “criem suas próprias regras” e “cometam erros”. Os conceitos libertadores defendidos para os alunos deram origem ao livro.

Gaiman teve a colaboração crucial do renomado designer gráfico Chip Kidd. A dupla abusa dos recursos gráficos e da metalinguagem para expressar o poder da criatividade. Gaiman alega que em qualquer área artística e de criação mesmo os erros que cometemos têm um grande potencial: com sensibilidade e muito trabalho, podem se transformar em brilhantes insights. Em relato pessoal, ele explica que certa vez, escrevendo Caroline em uma carta, inverteu de lugar o A e o O, e logo percebeu que Coraline parecia um nome de verdade. Um erro banal que, nas mãos do autor, tornou-se um fantástico acerto. Coraline é o título de um conto de fadas às avessas, publicado por Gaiman em 2002 e, mais tarde, adaptado para os cinemas. Uma história que conquistou milhares de novos admiradores para o trabalho do já aclamado autor."




























































Foi isso, pessoal. Espero que tenham gostado da dica e que leiam esses livros, pois, confiem em mim, eles são incríveis! Até a próxima!



5 comentários:

  1. Hey man ^^ Tudo bom?
    Cara, sou louco pra ler alguma coisa do Neil Gaiman. O oceano no fim do caminho está na minha lista há tempos. Não conhecia esses dois que vc citou aí, mas já quero muito kkk que edições linda. Mas meu sonho de consumo mesmo é Sandman <3
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê!
    Adoro o Neil, mas infelizmente só li dois livros dele. O discurso (citado acima) e O oceano no fim do caminho. Amei ambos e ainda me lembro da sua resenha de O oceano (...).
    Adorei a dica do primeiro livro, e com certeza vou ler! (aliás, amei as ilustrações também!).
    beijão!
    http://www.entreleitores.com/2015/05/o-sangue-do-cordeiro-por-sam-cabot.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernando!

    Devo confessar que li "O Oceano no Fim do Caminho" e não gostei mto... Mas estes livros que vc mostrou parecem ser mto bacanas, as ilustrações do primeiro são lindas mesmo!

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir
  4. Olha tenho que confessar que eu nunca li nada desse autor, mas gostei bastante da sua resenha e principalmente da diagramação do livro que me chamou bastante atenção. Acho que é um livro digno de se ter na estante. Espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura, até porque é bom a gente também conhecer outros autores =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resumo-do-mes-maio.html

    ResponderExcluir
  5. Sou extremamente apaixonada pelos livros do Gaiman, que para mim é um dos melhores escritores que existe. Desses que citou só li o do discurso, que achei fabuloso. Quero muito ler o outro que já está na minha lista :D

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir