COMO CONSERVAR OS SEUS LIVROS



Olá, leitores! Beleza? Quem aí tem dificuldade de cuidar dos seus livros? Todo mundo tem, né... Então, eis a solução. Separei algumas dicas que ajudarão - e muito - alguns de vocês. Vamos nessa?

1) Mantenha seus livros na Vertical

Nada de ficar empilhando livros, ok? Isso danifica a lombada e o miolo do mesmo. Além de que, pode amassar se colocá-los de forma errada. Você já deve ter feito isso alguma vez na vida. Eu também fiz. Mas aqui vai uma dica dentro da dica: faça isso apenas com livros menores. Por exemplo: tenho alguns exemplares versão pocket, esses sim eu posso empilhar. Mas calma aí, só três no máximo, tá certo? 

2) Não esprema os livros

Algumas pessoas, pela quantidade imensa de livros, acabam imprensando uns contra os outros na estante. Fica até meio complicado na hora de retira-los da estante, não é mesmo? Deixe os livros respirarem. Isso evita o mofo e páginas manchadas. 

3) Limpe seus livros mensalmente



Essa é uma dica muito importante. Como eu disse na dica acima, seus livros precisam respirar. Portanto, é sempre importante tira-los da estante uma vez ao mês. Fazendo a limpeza com pano seco e limpo. Além de que, quando um livro fica muito tempo "guardado", as folhas começam a ressecar. Limpando uma vez ao mês, as folhas tem a oportunidade de serem "folheadas", hahaha. Deu para entender? 

4) Não force a barra


Muitas vezes, quando estamos lendo, temos a necessidade de "abrir" mais o livro, mas isso acaba fazendo com que a lombada seja afetada. Deixando marcas no livro. Portanto, maneire no manuseio, assim você dará muitos anos de vida para ele, haha.

5) Mãos limpas


É de extrema importância não tocar nos livros com a mão suja. Todos nós sabemos que nossas mãos são fontes inesgotáveis de bactérias, além disso, o suor danifica as páginas, acelerando sua decomposição, ou seja, lave as mãos antes de começar a leitura. 

6) Armazene seus livros longe do sol

Você sabia que a exposição prolongada dos livros ao sol mancha as capas e páginas? Pois é. Evite deixar seus livros em exposição ao sol. Eu mesmo já tive alguns danificados por conta disto. O efeito é demorado, mas assim que você percebe, não tem mais volta!

7) Marcadores de página

Primeira regra para ler um livro: não use a orelha como marcador. Isso é um atentado contra todos os livros! Haha. Procure sempre pedir na livraria marcadores de páginas, eles irão lhe dar! Vale ressaltar que não se deve usar clipes e outras bugigangas como marcadores, pois seu livro pode acabar ficando um pouco torto ou amassado. 

8) Não embalar seus livros

Algumas pessoas tem a mania de embalar seus livros. A ideia que se passa é de que ele ficará bem conservado, não é mesmo? Mas não é exatamente assim. Na verdade, isso faz com que o livro fique abafado e que não ocorra uma oxigenação maior dos materiais. Podendo ressecar e até mesmo mancha-los. 

9) Manuseio


Você sabia que não se deve retirar o livro da estante pela parte superior ou inferior? O correto é retira-lo sempre pela lombada. Ache um ponto central, afaste os livros em volta e retire seu livro. 

10) Estantes arejadas



Procure manter seus livros em estantes abertas, para que o ar possa correr livremente por eles. Estantes fechadas abafam e os sintomas vocês já devem saber pelas dicas acima, não é mesmo? Haha. 

Foi isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas e que as coloquem em prática! Haha. Até a próxima!


7 comentários:

  1. Oi Fernando, tudo bem?
    Adorei as dicas, algumas eu não tinha ideia, outras são mais que óbvias para aqueles que querem deixar seu livro novinho. Porém, tem algo que você se enganou, recentemente vi que limpar livros com flanelas pode danificar as folhas, o jeito correto seria com pincéis.
    Adorei o post e as dicas.
    Abraços.

    Italo Teixeira - Eu li, e você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Italo! Tudo e contigo?

      Na verdade, se o pano estiver seco e limpo, a limpeza é efetiva. Claro que devemos passa-los cuidadosamente! =D
      Obrigado!

      Abraço!

      Excluir
    2. Oi, Italo! Tudo e contigo?

      Na verdade, se o pano estiver seco e limpo, a limpeza é efetiva. Claro que devemos passa-los cuidadosamente! =D
      Obrigado!

      Abraço!

      Excluir
  2. Ótimas dicas Fernando! Eu estava fazendo umas coisinha erradas! 😀
    http://torradascomcha.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ingrid! =)
      Agora já sabe, né? Haha.

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Fernando!

    Adorei as dicas! Sobre manter os livros na vertical, e quando não tem mais espaço? O jeito é empilhar em cima deles mesmo, hehehe... Vou tentar empilhar somente os mais leves então, hehehe... Não faz muito tempo que refiz minha estante e fiz com portas, pensei que assim estariam mais protegidos contra o pó, mas agora fiquei meio encucada quanto à limpeza e a falta de ar para arejarem, vou ficar de olho!

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir
  4. Caramba, ótimas dicas, Fernando.
    É muito importante cuidar dos nossos livros com a maior atenção. Uma dica que sempre dou também é evitar de colocá-los na bolsa ou mochila de qualquer forma. Já tive experiências ruins, como por exemplo: a garrafinha de água abrir dentro da mochila e molhar o livro e também ele acabar amassando na bagunça da bolsa. Por isso, comprei aquelas capinhas de tablet e os guardo ali dentro antes de colocá-los na mochila.
    Ótimo post.
    Beijos
    Mais amor, mais livros
    Canal
    Facebook

    ResponderExcluir