TUBARÃO - PETER BENCHLEY


Eu preciso dizer o quanto gosto de tubarões? Quem é meu amigo ou acompanha o blog sabe disso. Não é algo novo e sim, de anos atrás. Portanto, posso dizer que do mesmo modo que um tubarão devora suas presas, eu devorei este livro. Assim que a DarkSide Books revelou que ia lançar Tubarão, de Peter Benchley, entrei em êxtase. A vontade de ler era tanta que comprei assim que pude. Vamos às minhas impressões sobre este livro? 




Já gostando do filme JAWS, de Steven Spielberg, poder ler a obra original só me fez apreciar mais e mais este animal. Posso afirmar que foi uma honra. A primeira edição do livro foi publicada em 1974, e em pouco tempo ele foi responsável pelo horror gerado em volta dos tubarões. Até porque, na época, as pessoas não tinham noção do perigo marítimo. 

A história gira em torno da cidade de Amity, um balneário de Long Island, onde todo o seu rendimento anual vem das férias, principalmente do feriado 4 de Julho. A história tem seu desenrolar quando o corpo de uma banhista é encontrado na praia, com sinais claros de ataque de tubarão. Prontamente, o chefe de polícia Martin Brody, ordena que as praias sejam fechadas. Mas como a cidade vive da renda desses feriados, o prefeito Larry Vaughan, mais preocupado com o dinheiro, esconde a notícia e faz com que as praias sejam abertas novamente. 


Essa obra foi bastante impactante, fazendo algumas pessoas começaram a temer o mar. Hoje em dia sabemos que isso é algo totalmente incompreensível, haja vista que, muitos tubarões só atacam quando se sentem ameaçados. Com exceção do Tubarão Branco e o Tigre, acho que os demais são “seguros” quando no seu habitat natural. 

Mas como no livro trata-se de um Tubarão Branco, predador de maiores dimensões na atualidade, a história é outra. Além dos ataques, o autor aborda noções econômicas e romance. O que eu considerei algo bastante atrativo. Vejamos, em um livro que só apresenta ataques, você não teria a chance de se identificar com algum personagem ou com a história em si, portanto, obrigado Benchley por me entreter de outras formas. 



Acredito eu, que todos os ataques são terríveis, mesmo tendo uns piores que os outros. O leitor consegue perceber o quanto o tubarão tem certa inteligência e o quanto ele é imprevisível. 

O livro é divido em três partes. A primeira nos mostra como funciona a cidade, os primeiros ataques e em como a vida das pessoas em Amity é monótona. A segunda chega a ser um pouco pior, pois contamos com o desenrolar da história em relação à economia, segurança e também sobre um certo romance (nada insuportável, mas poderia ter mais ação!). A terceira é a melhor! Depois de todo o ocorrido, está na hora de capturar o tubarão. Acreditem em mim, a terceira parte voa. 

Além de tudo isso, é bom quando percebemos a evolução de alguns personagens. O chefe Brody se faz de total importância na obra, assim como sua mulher, o prefeito Vaughan e Hopper, biólogo marinho. É impossível não sentir as emoções junto com os personagens. Benchley faz você se sentir na trama e querer viver ela! Por mais aterrorizante que seja. 


Todas as edições da DarkSide são incríveis, mas eles conseguem se superar cada vez mais. O que mais me impressiono é a quantidade de detalhes, como: as bordas serem vermelhas para lembrar o sangue derramado nas águas, ou a fitinha que você pode usar como marcador. Além disso, o livro consta com algumas ilustrações e ao final, a assinatura do autor com um tubarão em desenho. Foram lançadas duas edições e, mesmo uma sendo edição de colecionador, a normal não deixa nada a desejar. Sem falar que todas elas acompanham um marcador que tem sua parte superior em formato de barbatana, assim, quando você o coloca no livro, parece um tubarão “nadando” nele. 

Por fim, quero agradecer ao Peter Benchley por me proporcionar uma leitura maravilhosa. Que livro incrível! Mas… Cuidado, você pode estar em perigo nadando sozinho por aí!

Até mais! 

1 comentários:

  1. Graaaande Fernando! Beleza, cara?

    Eu não li este livro, porém, achei irado as fotografias e modo como você descreveu a resenha.
    Ficou super TOP!

    Parabéns pela resenha!
    Visite-nos e participe do sorteio do Irmãos Livreiros

    Abraços!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir