DOIS IRMÃOS - MILTON HATOUM


Você sabe o que é uma osga? É uma lagartixa de parede. E uma algaravia? É o som de muitas vozes. E um oitizeiro? Nome comum de certas árvores. Essas e outras palavras você encontra no romance “Dois Irmãos”, do manauense Milton Hatoum, publicado pela Companhia das Letras. O livro foi lançado em 2000 e vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance (outros dois livros do autor também receberam o prêmio Jabuti).

A edição que eu li foi publicada pela Companhia de Bolso. É um livro curto (menos de 200 páginas) e bem pequeno, fácil de levar pra lá e pra cá e (por isso mesmo) provável candidato a acompanhante em filas e salas de espera.

Tudo na estória acontece no estado do Amazonas, e só por isso o livro já vale a pena. As descrições mostram uma geografia bem diferente (sou de SP, rsrs), com muitos rios, barcos sendo usados como meio de transporte, pesca e peixes fazendo parte do cotidiano do povo. O calor e a alta umidade do ar dão um toque no cenário. A cultura árabe também aparece no livro, mas sem influenciar de maneira decisiva os acontecimentos. 



Apesar da riqueza de vocabulário, não pense que ler esse livro seja algo como ler um dicionário. As palavras “diferentes” aparecem com frequência, mas nada que atrapalhe o entendimento caso você prefira não interromper a leitura para consultar o dicionário a cada novo verbete. Dá pra concluir algumas coisas, imaginar outras, e a curiosidade vai te fazer procurar o significado de algumas expressões. A leitura não é carregada, garanto.

Yaqub e Omar são os protagonistas dos acontecimentos. E apesar de serem irmãos, e ainda gêmeos, são completamente diferentes. Essas diferenças fornecem o recheio em torno do qual a trama é desenvolvida. O comportamento do pai e da mãe perante as brigas dos filhos, as mágoas duradouras, as revelações ao longo dos acontecimentos fazem uma estória muito bem contada e repleta de surpresas.

Milton Hatoum é considerado um grande romancista brasileiro da atualidade. Só li um livro dele até agora, mas foi suficiente para me fazer acreditar nisso. Que venham outras leituras sobre o norte do Brasil, já que todos os livros de Hatoum tratam dessa região.

Para saber mais sobre o autor e suas obras, acesse www.miltonhatoum.com.br


0 comentários:

Postar um comentário